Páginas

domingo, 26 de outubro de 2014

Dia de Impacto traz reflexões sobre saúde a servidores da Reitoria


Servidores da Reitoria do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) vivenciaram na quinta-feira, 23, o Dia de Impacto. Durante a manhã e a tarde, várias atividades foram realizadas no intuito de estimular na Instituição a adoção de hábitos de vida saudáveis.

A oferta de serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação, medição do Índice de Massa Corporal (IMC), cadastro para doadores de medula óssea e aplicação de flúor movimentaram o hall de entrada do órgão administrativo. Ao mesmo tempo, foram proferidas diversas palestras no auditório.

A neuropsicóloga Deijone do Vale trouxe aos participantes reflexões sobre qualidade de vida no trabalho. Para ela, o fato de priorizarmos as relações virtuais e corrermos sempre contra o tempo cronológico tem nos levado a viver uma “exaustão coletiva”, ou seja, o comprometimento da saúde física e mental.

Deijone alerta que combater esse mal exige autoconscientização sobre os próprios limites e valores e o comprometimento com mudanças no estilo de vida, novas formas de enfrentamento das adversidades, melhoria das relações interpessoais no ambiente de trabalho, na família, no social, no emocional e espiritual. Descansar também é fundamental. “É bom amarmos nosso trabalho, mas a vida vai além”, lembra.

No período da tarde, o educador físico, Diego Mesquita, falou sobre ergonomia voltada aos servidores públicos. O palestrante explicou que no setor público é mais difícil adquirir mobiliário que favoreça a qualidade de vida do funcionário, pois a aquisição se dá por meio de licitação. “Um jeito de resolver essa situação é por meio da descrição minuciosa do bem a ser adquirido”, completa.

Diego falou ainda sobre ações que podem auxiliar a saúde do servidor tanto no ambiente de trabalho, como pausas para alongamento e boa alimentação, quanto fora dele, como exercícios físicos regulares. Além disso, “o ideal é que os móveis de casa também sejam planejados e ajustáveis”, diz. Após a palestra foi realizada ação de saúde bucal.

O Dia de Impacto é uma iniciativa do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass). Um dos objetivos do evento também foi apresentar aos participantes o trabalho da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (Cissp), exposto pela assistente social Sirlene Coelho.

Blog do Reitor - O Dia de Impacto foi realizado em conjunto com o Café com Ideias, reunião mensal destinada a apresentações e repasse de informações aos servidores da Reitoria, além de uma celebração dos aniversariantes de cada mês. Nesta edição, destaque para o lançamento do Blog do Reitor, um canal de comunicação destinado a aproximar a gestão da comunidade escolar por meio da divulgação semanal das atividades previstas na agenda do reitor da Instituição, Vicente de Almeida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário