Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

INSÔNIA: Você é uma Coruja, ou uma Cotovia?


Todos os meus sentidos sabiam da sua existência: tato, olfato, visão, audição...
Fico em estado de alerta, consciente de sua presença.

Deijone do Vale



Depois de um longo dia repleto de atividades, nada mais reconfortante, que tomar um delicioso banho de espuma, cair na cama, relaxar os músculos, respirar profundamente, desacelerar a mente, fechar os olhos e finalmente adormecer... 

E você, dorme bem? Ou têm insônia?

Durante o sono ocorrem importantes processos metabólicos de extrema importância para o equilíbrio do nosso organismo.

A insônia é um dos distúrbios do sono mais frequentes e atinge cerca de um terço da população adulta.


Quem nunca ouviu a frase? “Cair nos braços de Morfeu?” uma autêntica metáfora dos mitos gregos, sendo Morfeu o deus alado dos sonhos noturnos, filho de Hipnos (deus do sono) e de Nix (deusa da noite). Então? Cair nos braços de Morfeu, sugere literalmente dormir bem e sonhar...


Queixas em manter o sono ao longo da noite, dificuldades em iniciá-lo ou mesmo uma sensação de que o sono não foi reparador e vem causando prejuízo no desempenho de tarefas e comprometendo o bem estar físico e mental dos indivíduos, é preocupante.


Como você avalia a qualidade do seu sono? Você está sempre sonolento? Qual a probabilidade de cochilar sentado? Você cochila vendo TV, em lugares públicos (sala de espera, cinema, reuniões)? 


Se confirmar estas perguntas, é possível uma sonolência severa, que merece ser investigada para se descobrir a hipersonia e ou narcolepsia (sono incontrolável durante o dia com propensão a dormir em momento inapropriado), de origem genética.

Sono é um estado em que se aumenta notavelmente a frequência de descargas dos neurônios, de forma bem maiores do que os observados em vigília, por exemplo, na fisiologia do sono, ocorrem mudanças na pressão arterial e na frequência cardíaca, sendo secretados hormônios em momentos específicos do sono.

Ocorrem também mudanças no ritmo respiratório, tornando-se mais rápida e irregular, com hipo e hiperventilação, surtos apnéicos (quando a pessoa deixa de respirar por períodos de até dois minutos) deixando o cérebro sem oxigênio promovendo pequenos despertares, que interrompem o sono, ou prejudicam a sua qualidade.

O sono é marcado por movimentos rápidos dos olhos conhecido como sono REM, (Rapid Eye Movement), isto indica que alguma coisa ativa ocorre durante o sono, todos os mamíferos tem sono REM, e isto se altera em ciclos regulares, e com o sono não REM. 

Nossos sonhos mais vívidos ocorrem durante a fase do sono REM.

Machos têm ereções e as fêmeas, dilatação do clitóris, apesar do conteúdo do sonho, em sua grande parte, não ter nenhuma conotação sexual.

Desejo deixar claro que a insônia é um sintoma, e como tal requer uma análise cuidadosa do ponto de vista fisiológico, psicológico e social.

Do ponto de vista físico, podemos perceber que a depressão, ansiedade e uso de medicamentos podem ocasionar noites mal dormidas, assim como problemas emocionais e psicológicos, afetivos, pessoais, familiares ou econômicos também o prejudicam.

Transtornos psiquiátricos, falta de atividade, viuvez e aposentadoria, comprometem a qualidade do sono, associado a sintomas de falta de concentração e memória, fadiga e desatenção.

Existem vários distúrbios do sono, desde o incômodo ronco, apnéia crônica, devido obstrução respiratória ou uma interrupção dos sinais nervosos que prejudicam o sono.

O sobrepeso, a obesidade a hipertensão arterial elevada são fatores de risco para a ocorrência de parada cardio-respiratória durante o sono.

Cafeína, bebidas alcoólicas e tabagismo dificultam e impedem um sono eficaz.

Bruxismo é outro distúrbio do sono, onde se rangem os dentes de forma inconsciente, assim como a síndrome das pernas inquietas, que promovem um irresistível movimento dos membros inferiores durante o sono.

Temos um relógio biológico, que é moldado geneticamente, mas também dependem de fatores externos: vida social e até do tipo de colchão e do travesseiro que você dorme.

É exatamente enquanto dormimos, que o nosso fantástico cérebro comanda a produção de hormônios como é o caso da melatonina (hormônio produzido pela glândula pineal), geralmente ele começa ser sentido assim que o sol se põe, avisando ao nosso organismo que iremos “dormir”, geralmente nossa temperatura cai, baixa a pressão arterial e daí para cochilar é um piscar de olhos.

Quando dormimos um sono profundo as proteínas são sintetizadas em grande escala, expandindo as redes neuronais ligadas à memória e ao aprendizado.

Um verdadeiro exército de reconstrução atua regenerando nossas células, eliminando o estresse, impedindo que o organismo acumule altos níveis de cortisona (hormônio produzido pelas glândulas supra-renais).

No nosso sono de cada dia, o hormônio do crescimento continua a ser liberado, mesmo na fase adulta, logicamente, em doses menores, mas ajuda a evitar a flacidez e perda  do  vigor  físico.


Durante o processo do sono, nosso organismo se livra facilmente dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce e até tumores.

Durma bem, e garanta a liberação de leptina (hormônio que controla a sensação de saciedade), evitando o sobrepeso e a obesidade.


Dormir e sentir-se restaurado em sua energia e vitalidade, promove melhoria no sistema de imunidade, através da liberação de substâncias denominadas interleucinas que ajudam a defender nosso organismo de vírus e bactérias.

E aí? Você é uma coruja noturna ou uma madrugadora cotovia?Os indivíduos que possuem maior energia ao entardecer apresentam temperatura corporal fria e lenta pela manhã e ganham calor e energia pela noite, são como corujas notívagas.


Você é uma cotovia como eu?  Gosta de acordar cedo, não importando o horário em que foi dormir?

Isso é devido aos nossos relógios biológicos que dão o ritmo ao nosso sono, nos informando quanto tempo necessitamos dormir.

Tão importante quanto dormir, é saber práticas que podem nos conduzir a uma boa noite de sono.

Além de aprender a relaxar, esquecendo os problemas na hora de dormir, podemos preparar um delicioso suco de maracujá com erva-cidreira, um chá de hortelã com camomila ou um copo de leite quente adoçado com uma colher de mel, irão ajudá-lo a relaxar e prepará-lo para o sono.

Desenvolva uma boa higiene do sono, tenha um ambiente agradável no seu quarto, regule a temperatura, a quantidade de luminosidade, o cheiro, o silêncio e a limpeza.

Evite ruídos que incomodam, evite falar ao telefone na cama, retire a TV do quarto, nunca coma na cama, a menos que esteja doente ou impossibilitado por alguma razão, assim o seu inconsciente começa a decodificar o seu movimento para dormir, e o seu organismo começará a relaxar.

Ouça uma música suave, ore, medite e vista uma roupa confortável para dormir, coerente com a temperatura do ambiente.


O objetivo é conseguir que o seu cérebro associe a sua cama e o seu quarto com o lugar aonde você dorme.

Reconhecemos os distúrbios do sono pelas alterações do nosso humor, alterações cognitivas (mentais), físicas e psicológicas, que vão desde alterações das emoções, aprendizado, raciocínio e pensamentos,  até disfunções hormonais.


Ficar sem dormir ou dormir mal é algo que ocorre a cada noite, para milhares de pessoas,  que transitam no reino silencioso e desesperador da insônia.

Busque ajuda, não tenha mais noites em claro e dias difíceis.

Você merece descanso, atividade cerebral adequada e bons sonhos...



Boa noite!




Deijone do Vale                         

Neuropsicóloga





2 comentários:

  1. Uma boa noite de sono torna o dia produtivo e feliz. Amei as dicas para relaxar antes de dormir, como sempre o texto leve e de leitura agradável.

    ResponderExcluir
  2. excelente texto e dicas muito boas para relaxar! vou tentar resolver meu problema de insônia com base em suas dicas. Abraços

    ResponderExcluir